internetês
A utilização dessa linguagem tem de ser ciente, pois pode afetar a norma culta da língua, será que o “internetês“ pode se tornar uma ameaça para língua portuguesa? Alguns estudiosos envolvidos com a área da linguística e da comunicação ficam reciosos com esta nova linguagem, com medo que isso possa empobrecer a língua portuguesa.
Estudantes afirmam que ao escrever errado na internet as chances de se atrapalhar na escola, universidade e cursos são muito maiores. Automaticamente prejudicando o futuro dos jovens internautas.
Porém, na realidade não há necessidade desta preocupação tão intensa. O internauta não se esquecerá da forma culta da língua, o importante é que a pessoa saiba que tipo de linguagem deve ser usada em cada situação. Em uma conversa informal, com amigos, o uso de gírias é normal, mas em reuniões de trabalhos e em universidades é recomendável a utilização de uma comunicação formal.
A solução desse problema, é que o jovem tenha em mente a forma culta da língua para saber se comunicar em situações formais, e tenha também a noção de definir qual o tipo de local para usar o internetês e com quais pessoas possa ter essa liberdade. Se é em uma reunião de trabalho ou em uma roda de amigos, o importante é saber usar na hora certa.