Sa De Laboral
Saúde Laboral
Nomes: Aline Moreira Janaina Matias Luiz Felipe Antunes
Conceito
Xenobióticos:são substâncias químicas que estão presentes em pesticidas, inseticidas, defensivos agrícolas e outros produtos artificiais oriundos do mundo moderno. Essas substâncias, estranhas ao nosso organismo, são encontradas no solo, nos mananciais, nos plásticos, em produtos de limpeza, etc.
Para alguns, essas substâncias químicas representam os frutos do desenvolvimento da ciência; no entanto, do ponto de vista holístico, elas são o pior pesadelo da humanidade. Pode ser encontrado num organismo mas não é normalmente produzido ou esperado existir nesse organismo.
O termo é também aplicado a substâncias presentes em concentrações muito mais elevadas que o nível normal.Em específico, medicamentos tais como antibióticos são xenobióticos em humanos porque o corpo humano não os produz nem fazem parte da dieta humana. Agentes poluentes como dioxinas e PCBs são xenobióticos, estudando-se o seu efeito na biota. Determinados compostos naturais podem considerar-se xenobióticos se assimilados por outro organismo (por exemplo, a assimilação de hormonas humanas por peixes a jusante de uma estação de tratamento de águas residuais).O organismo remove os xenobióticos através do denominado metabolismo ou desintoxicação de xenobióticos. Este consiste na neutralização e excreção de xenobióticos; a neutralização ocorre principalmente no fígado e as principais vias de excreção são a urina, as fezes, a respiração e o suor.
O metabolismo de xenobióticos é efectuado por enzimas hepáticas em diversos passos: o xenobiótico é inicialmente activado por oxidação, redução, hidrólise ou hidratação; é então conjugado a moléculas como sulfato, glucuronato ou glutationa, sendo posteriormente excretado na bílis ou urina. A modificação química anterior à excreção torna o xenobiótico hidrossolúvel.O grupo de enzimas do citocromo P450 é um dos envolvidos na