FUNÇÕES BÁSICAS DO ADMINISTRADOR
2a aula
Funções básicas do administrador: planejamento, organização, direção e controle
1. As organizações e a necessidade de administração Durante a maior parte de nossas vidas, somos membros de alguma organização: uma faculdade, uma equipe de esporte, um grupo de musica ou teatro, uma organização religiosa ou cívica, uma das forças armadas ou uma empresa. Algumas organizações, como exército e as grandes corporações, são estruturadas de modo muito formal. Outras, como um time de basquete da vizinhança, tem uma estrutura mais informal. Mas todas as organizações, formais e informais, têm vários elementos em comum.
Talvez o mais óbvio desses elementos básicos seja um objetivo ou uma finalidade. O objetivo pode variar – vencer um campeonato, divertir uma platéia, vender um produto, mas sem objetivo, nenhuma organização teria razão de existir. Além disso, todas as organizações também têm algum programa ou método para alcançar seus objetivos. Tal programa pode envolver o treinamento de habilidades no esporte, ensaiar um certo número de vezes antes de cada apresentação, fabricar e anunciar um produto. Sem algum plano, é provável que nenhuma organização seja muito eficaz.
As organizações também devem adquirir e destinar os recursos necessários para alcançar seus objetivos – uma quadra de esportes ou uma sala para ensaios devem estar disponíveis: deve-se orçar o dinheiro para fazer frente aos salários. Todas as organizações são compostas por pessoas e dependem de outras organizações para obter recursos de que precisam – um time não pode jogar sem o equipamento necessário; os fabricantes devem manter contato com os fornecedores. Finalmente, todas as organizações têm líderes ou administradores com a responsabilidade de ajudá-las a alcançar seus objetivos. Esses líderes - um treinador, um maestro, um executivo de vendas – podem ser mais óbvios em algumas organizações do que em outras, mas, sem uma administração eficaz, é provável que a