Róbson crusoé - resumo
De todos os tripulantes que estavam com o jovem Robison Crusoé,ele é o único à sobreviver à tempestade . Encalhado em uma ilha do caribe,lá ele tem duas escolhas, se deixar levar pela maré ou lutar pela própria vida. Ele busca mantimentos no navio naufragado. Constrói uma fortaleza de madeira na praia e uma outra casa, no meio da floresta, a qual chamava de “Casa de Campo”,e também plantou cereais a partir de grãos que estavam no navio.
Então vem a descoberta, Robinson não estava sozinho na ilha, havia uma tribo de canibais, e destes canibais ele “domestica” um, que torna-se seu fiel servo. Deu-lhe o nome de Sexta-Feira.
Depois de muitos anos já na ilha, Robinson encontra um barco no horizonte e este o leva de volta até sua querida Inglaterra, deixando na ilha alguns espanhóis que sendo prisioneiros preferiam ficar morando na ilha que voltar e serem enforcados.
Robinson, depois de um tempo em sua terra, decide voltar à ilha e lá encontra os amigos espanhóis que o haviam ajudado a sair da ilha. A ilha já estava habitada inclusive com crianças, pois anos atrás mandaram mulheres para lá também. Robinson fretou um navio com armas, vacas e outros animais e levou para a ilha que se tornara próspera e populosa em um vilarejo, no meio do Caribe.
(Sexta-Feira: Índio salvo por Crusoé que, como forma de gratidão, passa a servi-lo fielmente pelo resto de sua vida. E com a ajuda de Robinson aprende várias coisas, até mesmo a se comunicar através de palavras do idioma inglês.)