Fichamento do livro contrato social
Laís
Nilva Panini
Jéssica Rhayza da Silva Jacinto
Professor Rogério Cristofolini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Direito Dir. 14 – Direito Empresarial – Parte Geral
29/11/2011
RESUMO
Este trabalho tem o intuito de fornecer algumas noções hhehsobre Liberdade e Direito. Liberdade é o poder de tomar as próprias decisões em relação à própria vida, sendo esta um direito fundamental, mas não tem valor algum se não ser vista com responsabilidade. O Direito é um conjunto de normas para regulagem da vida em sociedade entre homens, punindo quem infringir tais normas. A liberdade da ao indivíduo poderes que podem ser usados de forma vantajosa ou destrutiva, A nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros.
Palavras-chave: Liberdade, Escravidão, Direito, Sociedade, Democracia.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa comentar sobre Liberdade e Direito, estes precisam deixar alguns conceitos claros, entre os quais o conceito de liberdade.
Liberdade é o estado no qual se supõe estar livre de limitações ou coação, sempre que se tratar de agir de maneira lícita, de acordo com princípios éticos e legais cristalizados dentro da sociedade.
Outro importante conceito é o do Direito, o qual o ser humano é eminentemente social e vivendo desta forma, suas atitudes interferem na vida de outros homens. Para que esta interferência tivesse um caráter construtivo, foi necessário criar-se algumas regras que preservassem a paz, assim, de forma escrita ou não, algumas normas de comportamento foram formando-se ao longo do tempo, e tornando-se hoje um grupo de regras as quais chamamos Direito.
Neste aspecto, liberdade e direito são citados nas mais diversas formas, sempre considerando o indivíduo como parte de um grupo, no qual influi e do qual recebe influência, ou seja, torna-se necessário à vida em