répteis
BONFIM, J., DUTRA, K. S., HORTA, G. C. M. M., MACIEL, C. O.
RESUMO
A classe Amphibia é constituída de animais vertebrados, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica. Atualmente são conhecidas no Brasil cerca de 875 espécies de anfíbios anuros (SBH, 2010). O aparecimento súbito de quitridiomicose, uma doença causada por um fungo, é a causa de mortes e declínios populacionais de anfíbios em vários continentes, estudos indicam que o nome do fungo seja, Batrachochytrium dendrobatidis, um patógeno emergente. Vários estudos tem sido feitos com a espécie Xenopus laevis que apresenta um sistema imunológico capaz de responder de forma eficaz ao patógeno em questão. Para esse estudo foi feita uma revisão bibliográfica de artigos encontrados no PubMed, Portal CAPES e Scielo sobre este tema. Nos últimos anos tem-se intensificado os estudos de imunologia em X. laevis na tentativa de contribuir para a conservação de espécies de anuros mais criticamente afetados por este patógeno.
Palavras chaves: Anfíbios, quitridiomicose, fungo, imunologia e conservação.
INTRODUÇÃO
Imunidade é definida como a resistência a doenças, mais especificamente às doenças infecciosas. O conjunto de células, tecidos e moléculas que são intermediários na resistência ás infecções é chamado de sistema imunológico, e a reação ordenada dessas células e moléculas aos microorganismos infecciosos é conhecida com resposta imunológica. A imunologia é o estudo do sistema imunológico e de suas respostas aos microorganismos invasores. Deste modo, a função fisiológica do sistema imunológico é prevenir as infecções e erradicar as infecções estabelecidas. (ABBAS et al, 2007).
Os mecanismos de defesa do hospedeiro são constituídos pela imunidade inata, responsável pela proteção inicial contra infecções, e pala imunidade adquirida, que se desenvolve mais lentamente e é responsável pela defesa mais tardia e mais eficaz