Répteis
Sobre:
Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies.
Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados adaptados à lugares secos, embora alguns animais deste grupo, como as tartarugas, sejam aquáticos.
A Terra já abrigou formas gigantescas de répteis, como os dinossauros. Hoje esse grupo é representado por animais de porte relativamente menor, como os jacarés, tartarugas, cobras e lagartos.
Corpo:
Sistema excretor
Apresenta
rins mesonéfricos que são ligados por ureteres à bexiga, que por sua vez está ligada à cloaca. Quando no estado larval o produto de sua excreção é a amônia, porém no estado adulto excretam ureia.
Locomoção
Os
membros da ordem Anura são, em sua maioria, saltadores, as salamandras caminham e as cobras-cegas arrastamse por contrações musculares.
Na água são nadadores, sendo que quando na fase larval utilizam a cauda e quando adultas, as rãs utilizam as patas, que possuem membranas interdigitais.
As pererecas apresentam discos adesivos nos dedos, equivocadamente definidos como ventosas.
O sistema
digestivo inclui a boca e suas glândulas salivares (em algumas espécies elas evoluirão em um par de glândulas de veneno), o esôfago, o estômago, e o intestino e termina em uma cloaca.
A digestão é mais lenta do que em mamíferos, refletindo em seu menor metabolismo e a sua incapacidade de dividir e mastigar os alimentos.
Seu meio de regular a temperatura do corpo não requer muita energia, permitindo que grandes répteis, como crocodilos consigam viver a partir de uma única grande refeição por meses, digerindo lentamente.
Sistema Nervoso:
◦ Ocorre uma mudança do centro de atividade encefálica. Tal mudança resulta da invasão do palio por muitas células nervosas (camada cinzenta na foto) para começar a formar o neopalio.
◦ O encéfalo apresenta dois longos