Oliviero Toscani
Rogério de Carvalho PP – 2
Prof. Manoel Juraci
Oliviero Toscani, filho dos primeiros fotógrafos do Corriere Della Sera, nasceu em Milão em 1942 e estudou fotografia e artes gráficas na Universidade de Zurich 1961 – 1965.
Conhecido internacionalmente como a força criativa por trás das marcas mais famosas do mundo e jornais, incluindo imagens corporativas e campanhas publicitárias através dos anos para Esprit, Chanel, Robe di Kappa, Fiorucci, pré-natal, Jesus, Inter, Snai, Toyota, Ministério do Trabalho , saúde, Artemide, Woolworth e outros. Entre os projetos mais recentes: a colaboração com o Ministério do Meio Ambiente e da Saúde, com a Região da Calábria, com a Fondazione Umberto Veronesi, e algumas campanhas de interesse e compromisso social dedicados à segurança rodoviária, anorexia, violência contra as mulheres e cães vadios.
Como um fotógrafo de moda já trabalhou e continua a trabalhar para revistas como Elle, Vogue, GQ, Harpers Bazaar, Esquire, Stern, Libertação e muitas outras edições ao redor do mundo. De 1982 a 2000, ela criou a imagem, da identidade, a estratégia de comunicação e presença on-line da United Colors of Benetton, transformando-o em uma das marcas mais conhecidas do mundo. Em 1990 criou e dirigiu Colors, a primeira revista global no mundo e, em 1993, ele concebeu e dirigiu Fabrica, o centro de pesquisa da criatividade na comunicação moderna.
De 1999 a 2000 ele foi o diretor criativo da palestra mensal Miramax em Nova York dirigido por Tina Brown. Toscani foi um dos fundadores da Academia de Arquitetura em Mendrisio, ensinou comunicação visual em várias universidades e escreveu vários livros sobre comunicação. Depois de quase cinco décadas de inovação editorial, publicidade, cinema e televisão, agora está interessado em criatividade aplicada a vários meios de comunicação, produzindo, com seu estúdio, a publicação de projetos, livros, programas de televisão e