Répteis
Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que protege o animal contra a desidratação e representa uma adaptação à vida em ambientes terrestres. A pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) ou carapaças (tartarugas, jabutis).
Eles podem ser divididos em cinco classes dentro de sua espécie: os crocodilianos (os crocodilos e jacarés); os quelônios (os cágados, jabutis e diversos tipos de tartarugas); os ofídios (são as cobras e serpentes), os sáurios (os lagartos e camaleões) e o tuatara, este grupo foi o único que sobrou do grupo pré-histórico dos reincocéfalos (São muito parecidos com os lagartos, mas apresentam um "terceiro olho" no alto da cabeça, coberto por uma membrana. Eles habitam unicamente a Nova Zelândia).
Temperatura corporal
Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Eles, porém, não podem ser encontrados na Antártica por conta das baixas temperaturas.
Respiração e circulação
A respiração dos répteis é pulmonar.
A circulação é fechada, completa e dupla nos crocodilianos, porém é incompleta nos outros grupos restantes.
Alimentação e digestão
Em sua maioria, os répteis são animais carnívoros; algumas espécies são herbívoras e outras são onívoras. Eles possuem sistema digestório completo. Locomoção e estrutura corporal
Muitos répteis rastejam ao andar, mesmo aqueles que possuem quatro patas. Todos possuem cauda e alguns também apresentam uma carapaça.
Sentidos Os répteis possuem órgãos dos sentidos que lhes permitem, por exemplo, sentir o gosto e o cheiro das coisas (exemplo: fosseta loreal). Os olhos possuem pálpebras e membrana nictitante. Eles possuem glândulas lacrimais que são fundamentais para manter a superfície dos olhos úmida fora da água.
Audição
Embora os répteis não tenham