repteis
Introdução
Os répteis são animais bastante conhecidos em nosso país: os quelônios (tartarugas, jabutis, e cágados), os jacarés, os lagartos e as serpente.
As serpentes são os únicos répteis que verdadeiramente rastejam, pela ausência de pernas. O nome da classe provem de "reptar", que significa " rastejar". A ausência de pernas nas serpentes é um caráter derivado, ou seja, elas descendem de ancestrais que possuíam pernas.
Embora não rastejam, no sentido exato do termo, todos os outros répteis andam com o corpo bem próximo ao substrato, pois possuem pernas relativamente curtas.
JABUTI
Objetivo
Com o objetivo o grupo dos répteis nos trouxe dois jabutis no intuíto de mostrar as adaptações e evoluções desde o grupo anterior dos anfíbios até este. Mostraram o bico córneo, as patas desenvolvidas totalmente para a vida terrestre, cloaca e o platão dando um entendimento da aula teorica.
Materiais
- Avental
- Dois jabutis
- Luvas
- Máscaras
Segurando cada integrante do grupo um jabuti, mostraram com apenas o auxílio de luvas a parte externa dos animais.
Resultado
O Resultado foi uma boa aula prática e um melhor entendimento desse grupo de invertebrados.
Conclusão
Por fim pode-se concluir que desde os peixes até os répteis passando pelo grupo dos anfíbios percebemos que teve uma evolução bem mais complexa para a vida terrestre não dependendo assim como os anfíbios do ambiente aquático para se reproduzirem e já não apresentam mais a respiração cutânea. Porém ainda não controlam sua temperatura tornando-se dependentes da água apenas para a manutenção de sua temperatura.
SERPENTES
Objetivo
O grupo teve como objetico principal mostrar as estruturas que contém na cobras, mostrando se são peçonhentas pelo formato dos olhos, os tipos dos dentes, e sua troca de pele.
Material
- Avental
- 4 serpentes
- Luvas
- Pinças
- Bacias
As quatro cobras foram retiradas do vidro no qual estavam no formol, e foram colocadas cada qual em