A procura da felicidade sob um olhar sociológico
Como a indústria do entretenimento, no caso, o cinema, favorece o "sistema" ao manter as mentes anestesiadas. Isso sim, um verdadeiro drama da vida real.
A Procura da Felicidade, estrelado por Will Smith é uma premiada produção da Columbia Pictures do ano de 2006...segue a sinopse.
Sinopse
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
_______________________________________________________
O que causa maior estranheza ao se observar a pirâmide social, nem é a desigualdade nela representada, mas a sua inalterância ao longo do tempo e a atitude dos seguimentos que lhe determinam as posições.
Como pode essa realidade onde muitos trabalham e se sacrificam pelo enriquecimento e boa vida de poucos, não produzir uma indignação suficientemente capaz de mobilizar por mudanças a maioria que se encontra na base?
Dentre os diversos instrumentos que compõem o aparato de controle social pude identificar à partir do olhar sociológico, um bastante eficiente e muito utilizado: Filmes hollywoodianos do gênero drama. O filme que serve de