Fichamento ADORNO Socologia
1308 palavras
6 páginas
Nome: Ticiane Sgariboldi RA: 151123977 – DiurnoADORNO, Sérgio. Dinâmicas multiculturais, novas faces, outros olhares: Actas das sessões temáticas do III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Lisboa, 4-7 de julho de 1994.
TEMA: Os dilemas entre passado, presente e futuro; o antigo e o moderno. “É o presente melhor do que nosso passado? Vivemos de fato a experiência de um mundo – o moderno – que apostou no progresso e na liberdade? Ou, diante do futuro, nos vemos imersos em uma era de perplexidade e de incertezas? O que fazer, como devemos nos conduzir? Não pretendo, nesta intervenção, responder a este pequeno, porem inquietante elenco de indagações.”(ADORNO, 1994, p.107)
OBJETIVO: Desenvolver o pensar sociológico e contemporâneo. “Cuido de abordar o contexto histórico na qual elas foram e vem sendo formuladas, perseguindo suas ressonâncias em diferentes campos da existência social, mais particularmente nos domínios da sociabilidade, da política e da cultura. Ao debruçar-se sobre essas ressonâncias, indago sobre os desafios e dilemas do pensar sociológico nesse processo histórico de avanços e recuos, de saltos e de armadilhas.” (ADORNO, 1994, p.107)
HIPÓTESES:
As diferenças entre o mundo antigo e o mundo moderno e as influencias do conhecimento científico. “O mundo moderno dissolveu o quadro de referencias que, no mundo da tradição, permitia formular perguntas relevantes à realidade histórico-social. No mundo antigo, a reflexão filosófica e mesmo as ciências emergentes cuidavam de dirigir o espírito humano de encontro à verdadeira arte, à verdadeira natureza, à verdadeira felicidade e ao verdadeiro Deus. Em contraste, quem no mundo moderno pode acreditar que nossos conhecimentos científicos sejam capazes de responder às indagações: que devemos fazer? Como devemos viver? Como afirmou o sociólogo Max Weber: ‘todas as ciências da natureza nos dão uma resposta à pergunta: que devemos fazer, se quisermos ser tecnicamente senhores da vida. Quanto a