Resenha Patologia
Centro de Ciências da Saúde
Marília Graziele
Resenha
Santo Antônio de Jesus- BA
2010
Angela Reis
Arilsangela Conceição
Marília Graziele
Resenha - Retinoblastoma: Prováveis caminhos para o seu desenvolvimento.
Santo Antônio de Jesus- BA
2010
Resenha Crítica:
O artigo escrito por Alana Queiroz Bastos e Tarsília Salvador Costa granduandas em enfermagem pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem como tema Retinoblastoma: Prováveis caminhos para o seu desenvolvimento. Retinoblastoma, segundo as autoras, consiste em um tumor intra-ocular maligno, raro, com características histopatológicas próprias e comuns a neoplasmas, originado das células da retina em desenvolvimento, no qual, manifesta-se unilateralmente ou bilateralmente sendo unifocal ou multifocal e apresentando forma de crescimento esofítica, mista ou difusa.
Este câncer, que apresenta célula de origem neural, apresenta capacidade de crescer mais rapidamente que o aporte sanguíneo disponível e tem como principal sinal clinico um reflexo branco na pupila tanto nos casos esporádicos, quanto nos adquiridos hereditariamente, resultante de uma mutação germinativa no gene supressor de tumor, o mesmo responsável pela suscetibilidade ao retinoblastoma, e este sinal clinico é perceptível porque que o gene, o qual sofreu mutação é transmitido como um traço autossômico dominante.
No que se refere a sua origem, a retinoblastoma é calculada estatisticamente como decorrente de dois eventos mutacionais. A “primeira etapa” uma alteração genética é herdada de um dos pais afetados (hereditariedade), enquanto que a “segunda etapa” ocorre mutação numa das muitas células de retina, sendo que para produzir um neuroblastoma é necessário mutações que envolvem o gene RB localizado no cromossomo 13q14, d 13q14, desta forma os alelos normais do lócus RB devem ser