runge
Este trabalho explica algumas das várias ferramentas do cálculo numérico para solucionar problemas matemáticos.
Em análise numérica, os métodos de Runge–Kutta formam uma família importante de métodos iterativos implícitos e explícitos para a resolução numérica (aproximação) de soluções de equações diferenciais ordinárias.
Em termos mais simples, os métodos numéricos correspondem a um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada, sendo aplicados a problemas que não apresentam uma solução exata.
Os sucessores do método de Euler (Serie Taylor) foram sobretudo, Carl Runge e por Martin Wilhelm Kutta, estes métodos tornaram-se bastante populares devido às suas propriedades e fácil utilização.
2. Histórico da Origem do Método
Brook Taylor (Londres, 18 de agosto de 1685 — Londres, 30 de novembro de 1731) foi um matemático britânico.
Publicou em 1719 o livro New Principles of Linear Perspective, uma versão melhorada do seu trabalho pioneiro intitulado Linear Perspective de 1715. Obra que foi revisada por John Colson em 1749 e reeditada em 1811.
Taylor realizou a primeira investigação satisfatória sobre refração astronômico, é no entanto, mais conhecido pelo seu trabalho sobre as séries que hoje recebem seu nome, publicado em 1715 em Methodus incrementorum directa et inversa.
Dito de outra maneira, uma série de taylor é uma expansão de uma série de funções ao redor de um ponto. No desenvolvimento em Taylor, tem-se: y(x0 + h) = y(x0) + y’ (x0).h + y’’(x0).h2/2!+ y’’’(x0).h3/3! + ....
Leonhard Paul Euler (Basileia, 15 de abril de 1707 — São Petersburgo, 18 de setembro de 1783) foi um grande matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha.
Euler fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos. Ele também fez muitas contribuições para a matemática moderna no campo da terminologia e