História do Judô em Minas Gerais
Judô em Minas Gerais
A Federação de Judô em Minas Gerais foi criada em 10 de junho 1961, não se tem relatos certo de quando surgiu ou ficou conhecido de fato em Minas Gerais. O segundo Campeonato Brasileiro de Judô foi realizado em 1957, em Belo Horizonte, embora a Confederação Brasileira de Judô tenha sido criada somente em 1969.
O Professor “Sensei” Afrânio de Almeida, faixa preta 5º Dan, foi quem introduziu o judô na cidade de Uberaba criando no dia 1ª de janeiro de 1961 o Centro Uberabense de Judô que passou a se chamar Centro Educacional Desportivo de Judô Oriente no dia 1º de Maio de 1969.
Além de dar início ao judô uberabense, o Professor “Sensei” Afrânio de Almeida fundou a Federação Mineira de Judô (FMJ), a Liga Mineira de Judô (LMJ), foi também membro da Comissão de Grau FMJ, membro do Conselho Técnico FMJ, Presidente de honra da Liga Mineira de Judô, título que merecidamente recebeu pela sua grande contribuição ao judô mineiro. Foi ainda escolhido inúmeras vezes como o melhor técnico de Judô de Minas Gerais.
Principais Sensei
Otávio Lamartines Leite Filho (Sansão), nascido em 16/10/1948 em São Carlos /SP. Começou a treinar no Centro Uberabense de Judô, hoje conhecido como Centro Ed. Judô Oriente. Começou a administrar aulas de judô em 1967. Foi 8 anos campeão consecutivo do peso pesado adulto. 8 anos campeão absoluto mineiro. Faixa vermelha e branca 6º dan no judô.
Sérgio Leite Neto
Também da aulas de Judô na Academia Oriente.
Coral no 6º Dan.CREF 001620 - P/MG
Irineu de Paula Leite
CREF: 002516/MG
Faixa Preta 5º DAN
Principias Atletas e Títulos
Giovana Silvério da Silva (Categoria Médio -70kg) – campeã na classe Sub-21
Giuliana Moutran Cartolano (Categoria Meio-Médio -63kg) – campeã na classe Sub-18
Mateus Corsino (Categoria Médio -90kg) – vice-campeão na classe Sub-18
Felipe Oliveira Esser (Categoria Ligeiro -55kg) – 3º lugar na classe Sub-18
Pedro