Ética na educação física
DOUGLAS HERCULINO POTRICH
GUILHERME HECK DE GÓES
RENATA
METODOLOGIA DE ENSINO DO JUDÔ
CANOAS, 2011/1
CASSIANO GRENDENE TRENTIN
DOUGLAS HERCULINO POTRICH
GUILHERME HECK DE GÓES
RENATA MOREIRA DA SILA
METODOLOGIA DE ENSINO DO JUDÔ
Trabalho apresentado na disciplina Metodologia de Ensino da Educação Física (Bacharel) do Curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, sob orientação da Profª. Andrea Fontoura.
CANOAS, 2011/1 SUMÁRO
1 04
2 05
2.1 05
2.2 05
2.3 06
3 08
3.1 08
3.2 08
4 10
4.1 10
5 11
6 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos a metodologia de ensino aplicada ao judô. O enfoque das lições será aplicada a técnica de queda a crianças, o “ukemi”, qual a sua importância e os motivos pelo qual o judoca deve apresentar total domínio desta técnica na iniciação.
2 A HISTÓRIA DO JUDÔ
2.1 Origem
O Judô é uma arte Marcial Japonesa e se originou de outra arte marcial, o Jiu Jitsu, esta por sua vez nasceu na China por volta do ano 1650 da nossa era, criada por Monges Budistas para se defender de ataques contra seus mosteiros. Consiste em técnicas letais com o objetivo de matar ou ferir gravemente um ou mais adversários mesmo armados. Um destes monges passa a viver no país vizinho, aprende a técnica e cria discípulos que espalham pelo Japão e outros países da Ásia a arte do Jiu-Jitsu.
2.2 A criação do Judô
O Judô teve como mestre criador o professor Jigoro Kano. Considerado o pai da Educação Física no Japão Jigoro Kano foi professor, vice-presidente e reitor do Colégio dos Nobres, adido do ministro da Casa Imperial, conselheiro do ministro da Educação Nacional, diretor da Escola Normal Superior e, ainda, secretário da Educação Nacional. Começou a praticar o Jiu-Jitsu aos 18 anos, com o objetivo de não ser dominado