Consequências de um treinamento inadequado ou inexistente
O termo gestão vem do latim (gestione[1]), que significa o ato de gerir, de administrar, de gerenciar. A gestão também pode ser definida na visão de Nunes (2006, p.5), como sendo “um conjunto de tarefas que procuram garantir a afetação[2] eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organização, a fim de serem atingidos os objetivos pré-determinados pela mesma”.
Assim cabe à gestão, aperfeiçoar o funcionamento das organizações, através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na busca e tratamento de dados e informações relevantes, que venham a contribuir para o desenvolvimento e satisfação dos interesses de todos inseridos nas organizações, colaboradores, proprietários e satisfazer a necessidade da sociedade em geral ou de um grupo em particular.
Portanto a gestão no meio organizacional, é de fundamental importância, pois ela é o pilar de sustentação, uma vez que é através dela que as empresas podem ser gerenciadas, administradas e organizadas, de forma a proporcionar conhecimentos cada vez mais direcionados ao processo de desenvovimento estratégico das organizações.
1.1 Gestão estratégica
Toda organização precisa estar atenta a mudanças, sejam estas no sentido comportamental ou organizacional, mas para que isto aconteça de uma forma a ser estruturada, para alcançar o objetivo proposto pela organização é necessário que esta utilize o modelo de gestão estratégica, pois é a utilização deste modelo que leva a empresa a realizar um diagnóstico situacional, destacando oportunidades e ameaças, bem como forças e fraquezas, a fim de cruzar estas realidades e descobrir suas inter-relações Cordeiro (2007, p. 3).
Pois a gestão estratégica pode ser utilizada, considerando-se as dimensões e necessidades, em grandes, médias e pequenas empresas, visando realmente a sua real utilização dentro da organização, uma vez implantada na organização, se torna necessário em primeiro momento planejá-la, ou seja, a empresa conseguirá através deste