Import ncia do T D para as organiza es e seus profissionais
Módulo: Conhecimento e Competência
Fórum: Posicionamento Crítico – Conhecimento e Competência
Título: Importância do T&D para as organizações e seus profissionais
Aluno:
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma: P 36 -T0015 1114
Introdução
O mercado de trabalho é um meio dinâmico e está em constante processo de mudança, cada vez mais competitivo e desafiador para as organizações. Toda essa competitividade e mutabilidade exigem que as empresas tenham em seu quadro de funcionários profissionais mais habilidosos e capacitados para enfrentar os desafios impostos pelo mercado. É nesse contexto em que ouvimos falar de treinamento e desenvolvimento.
Diante desse cenário, as empresas buscam estabelecer vantagem competitiva, e um dos caminhos para que sejam atingidas as metas, é através de treinamento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores.
Fica evidente a necessidade real de investimento no potencial humano, na gestão de pessoas e fortalecer todo processo de treinamento e desenvolvimento.
A proposta deste texto é analisar a relevância, conceituando e diferenciando o treinamento e desenvolvimento, como também o que ocorre quando ele é inexistente ou apresenta desvios, a sua importância e como se tornar um diferencial competitivo quando bem aplicado.
Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um
Acerca de Treinamento e Desenvolvimento, algumas definições são encontradas, inclusive na intenção de diferenciá-los.
São definidos com a percepção de que treinamento está intimamente ligado a parte técnica, e desenvolvimento a parte comportamental.
O treinamento se aplica no intuito de trabalhar o conhecimento que já foi adquirido e o desenvolvimento estaria voltado ao conhecimento que precisa ser adquirido pelo indivíduo.
Consequências de um treinamento inadequado ou inexistente
Conforme Chiavenato (1999), a área de Treinamento e Desenvolvimento é responsável pelo “processo pelo qual a pessoa é preparada