O treinamento e o desenvolvimento no crescimento profissional
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: O treinamento e desenvolvimento no crescimento profissional
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma: SP 22
Introdução
Ao longo das últimas décadas, observamos mudanças significativas no que tange à maneira como vivemos no mundo. No final do século XVIII e início do século XIX, nossos antepassados vivenciaram profundas transformações, sejam elas de ordem econômica ou social.
A partir de 1760, surgiu uma mudança nos hábitos empresariais, com a revolução industrial, que forçou os trabalhadores a enfrentarem uma nova realidade empresarial e a se adaptarem a ela. Depois, vieram guerras, novas revoluções e a revolução da informação, com o advento da internet e de computadores pessoais.
Esse trabalho objetiva contextualizar a importância de treinamento e desenvolvimento nas organizações e p/ a vida da versátil força de trabalho humana, de natureza essencialmente mutável. Afinal, como dizia Darwin, é a seleção natural que prevalece na evolução da espécie humana, o que também vale p/ as organizações em que trabalhamos.
Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um
Na gestão de pessoas, dentro de uma determinada empresa, há semelhança e diferenças evidentes na área de treinamento e desenvolvimento, mas há uma convergência natural: ambos os termos estão intrinsecamente ligados à melhoria do funcionário e sua evolução/aprendizagem organizacional.
Quando um funcionário é treinado, seja ele de qualquer setor, ele se sente mais motivado e incentivado a utilizar suas novas ferramentas p/ o desenvolvimento organizacional.
O treinamento é mais voltado p/ a melhoria de suas funções e atribuições, ou seja, é voltado para sua melhoria e preparação para o cargo. Essa ação é mais pontual, focada no seu desenvolvimento momentâneo, a melhoria em aspectos referentes ao cargo em que ocupa.
O desenvolvimento, por sua vez, tem aspectos semelhantes, mas tem seu foco em melhoria do funcionário para