Gestão de Pessoas
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: Importância do treinamento e do desenvolvimento para a organização e seus funcionários
Aluno: Fabio Zapelini Orofino
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma: T0306_1114
Introdução
Para obter vantagem competitiva no mercado atual, as empresas tendem a buscar treinamento e desenvolvimento a seus funcionários, promovendo a aprendizagem organizacional, além de firmar continuamente seus valores.
Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um
Encontram-se inúmeras definições para treinamento e desenvolvimento, Muitos também são os comparativos, seja pela área a qual é voltada (técnica-treinamento, comportamental-desenvolvimento
Consequências de um treinamento inadequado ou inexistente
Sem nos alongarmos muito e acabarmos sendo muito técnicos, que não nos interessa neste artigo, treinamento significa “o preparo da pessoa para o cargo”. (Chiavenato, 2002)
Já a área de Desenvolvimento se aproxima mais da educação que é “o preparo da pessoa para a vida e pela vida”. (Chiavenato, 2002)
Nos valendo do que conceitua o professor Chiavenato, podemos afirmar que treinamento é uma ação de Recursos Humanos pontual e que desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador, do trabalho e da organização.
Tipos de treinamento que destaquem os princípios da organização e valorizem seus funcionários
A falta de treinamento, ou treinamento inadequado traz conseqüências negativas ao desempenho de funcionários e colaboradores. Existe um grande gargalode profissionais preparados no Brasil, mostrando uma ineficiência nos treinamentos, muitas vezes inadequado para o mercado de trabalho, deixando um numero grande de vagas sem ser preenchidos.
Vantagens competitivas obtidas pelas organizações por meio do treinamento e desenvolvimento adequado de seus funcionários
Conclusão
Referências bibliográficas
*Esta matriz