arte moderna à contemporanea
Da Arte Moderna à Contemporânea
Rafael Lucena
Aluno do curso de pós graduação História da arte contemporânea pela FAINC
Resumo
O trabalho apresentado aqui retrata uma visão geral e pessoal do artista que o escreve mostrando no texto pontos da passagem da arte moderna para a arte Contemporânea com uma visão ampla o trabalho tem como objetivo trazer o leitor para o mundo das artes e ajudar a compreender tais transformações ocorridas durante um pedaço da história.
Introdução
Não sabemos exatamente quando uma termina e a outra começa, o que podemos explicar são os pontos cruciais desta mudança na arte, as invenções, a eletricidade, fotografia, as máquinas, o consumo, a política, o dinheiro, tudo contribuiu pra que a arte sofresse tais mudanças. Artistas de diversas classes sociais aparecem e vemos a arte empregada em diversas mídias produtos, utensílios, entretenimento virando consumo.
Arte moderna Arte Contemporânea
“Aqui a arte toma um rumo Inesperado”. Não sei bem dizer quando esta frase poderia ter sido dita ou escrita por alguém, estamos falando de um assunto tão amplo, vasto e abstrato que através de várias pesquisas percebi que não existe um aqui acabou a arte moderna e aqui começou a arte contemporânea, porém não podemos negar que a invenção da fotografia e a sua evolução para o cinema contribuíram para o salto criativo de artistas da época, vejamos; isso começou a acontecer nos primórdios da arte moderna com movimentos que caracterizavam o fim do acadêmico, ali o artista deixa o real de lado e passa a criar suas formas, surgindo ai movimentos que não podemos esquecer como o realismo, impressionismo, expressionismo, cubismo, pontilhismo, surrealismo, entre outros. Tais características de cada movimento poderiam acontecer no renascimento onde Boticelli usava uma espécie de pontilhismo em suas paisagens de fundo ou o surrealismo presente nas obras de Leonardo da Vinci que hoje vemos, suas ideias impossíveis naquela época, hoje