Arte moderna e contemporanea
• Na década posterior ao nascimento do cubismo, o mundo testemunhou mudanças muito velozes. • A Revolução Russa em 1917, exigiu a destruição de tudo o que pertencia ao antigo regime. • Os artistas, então, buscavam novas formas de expressar essas reviravoltas.
Três Movimentos
• • • • Construtivismo e Suprematismo na Russia Neoplasticismo – De Stijl na Holanda Futurismo na Itália Partiram das formas do Cubismo de modo a redefinir a natureza da Arte.
O CONSTRUTIVISMO O Construtivismo russo foi um movimento utópico dentro do avanço da revolução social que se segui ao golpe comunista de 1917. Pensava a obra de arte em termos compositivos e portanto construtivos. Para o construtivismo, a pintura e a escultura são pensadas como construções – e nçao como representações, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos.
TORRE DE TATLIN
CARTAZ DE ALEKSANDR RODCHENKO
CARTAZ DE LÁSZLÓ MOHOLY-NAGY
Com frenquência, o construtivismo era de natureza abertamente propagandística – ora pela colocação de simples formas geométricas na espécia de contexto literário que convertia essas formas em representações, de objetos reais, ora, como projeto de cartazes, ou na fotomontagem, ou na ilustração de livros e revistas, frangmentos de imagem da câmara forneciam as referências necessárioas, e bastantes concretas, à realidade.
(Scharf, Aaron. Construtivismo, p.141,inSTANGOS, Nikos, Conceitos da arate moderna. Rio de Janeiro, Zahar, 2000) A seguir – Ilustração de El Lissitzky, A história de dois quadrados, 1922.
Para os construtivistas, um novo mundo tinha nascido e acreditavam que o artista, ou melhor, o designer criativo devia ocupar seu lugar ao lado do cientista e do engenheiro.
Cartaz de Alexander Rodchenko sobre os direitos das mulheres no trabalho - 1925
Alexander Rodchenko – Desenho de régua e compasso - 1915
Monumentos à terceira interncional – 1917-1920 – Vladimiir Tatlin