Educação Física e Ética
Educação Física e Ética
1. Como resgatar a cidadania, através de valores morais, democráticos, humanos e éticos dentro da escola? O que é preciso para ser um cidadão? No mínimo devemos ter ética e vivermos em uma democracia. E onde vocês acham que podemos colocar em prática esses conceitos?
A escola pode contribuir para a análise da prática cotidiana e da realidade concreta vivida pela comunidade, criando condições para que ela entenda a realidade mais imediata como manifestação das contradições macroestruturais. Esse processo permitirá construir um conjunto de explicações, de elementos de fundamentação sobre essas contradições e, também, propostas e possibilidades para sua transformação, para sua superação. A escola pode ser a grande mediadora do conhecimento necessário à comunidade, para que ela possa construir realidades mais humanas para viver. Como afirma Paulo Freire, o conhecimento não é neutro. Ele possui uma função social. Na perspectiva emancipadora, ele deve contribuir para compreender mais criticamente a realidade vivida, para, assim, compreendendo-a mais profundamente, termos condições de agir sobre ela, transformando-a para melhor. Nesse sentido, o ponto de partida do processo de construção de conhecimento será a prática social concreta e a realidade onde ela acontece. A partir da análise dessa prática e da realidade em que ela está inserida, vão sendo construídos novos níveis de compreensão sobre elas, entendendo sua complexidade histórica tanto em âmbito político e social quanto em âmbito econômico e cultural e buscando caminhos para a organização e a transformação social.
2. Na escola, por quê?
A escola, também pelo fato de ser uma agência prestadora de serviços à população, precisa levar em conta os interesses dos cidadãos, a quem ela deve servir e para os quais foi criada.
A esse respeito, chega, às vezes, a ser assustadora a falta de consciência do caráter público da instituição em que prestam seus