Método de Euller e Runge Kutta
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ICADS
DISCPLINA: CALCULO NUMÉRICO I
LUCAS ARAÚJO VIEIRA
Métodos Numéricos
Trabalho I
Professor: Kennedy Fernandes
Barreiras – BA
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. CAPÍTULO 1 1 2.1 Problema 01 2 2.2 Método de Runge Kutta de quarta ordem 3
3. CAPÍTULO 2 4 3.1 Problema 02 5 3.2 Método de Euler 6
4. CONCLUSÃO 7
5. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Equações diferenciais ordinárias (EDO) ocorrem com muita frequência na descrição de fenômenos da natureza. Quando uma equação diferencial possui apenas uma variável independente esta é chamada de Equação Diferencial Ordinária (EDO), caso apresente mais variáveis independentes são conhecidas como equações diferenciais parciais [1].
Existem diversos fenômenos de engenharia que são resolvidos através de métodos analíticos que chegam a soluções exatas e outros problemas não lineares complexos que esses métodos não são aplicáveis e que são resolvidos por métodos numéricos que obtêm soluções aproximadas [2].
Para a resolução de um problema físico o primeiro passo é a realização da modelagem que é a fase da obtenção de um modelo matemático que descreve o comportamento do sistema físico em questão e a segunda fase é a resolução desse modelo através de métodos numéricos [3].
Então podemos definir o cálculo numérico como um conjunto de ferramentas utilizado para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada. Esses métodos se aplicam principalmente a problemas que não apresentam uma solução exata, portanto precisam ser resolvidos numericamente.
Neste trabalho serão apresentados 02 (dois) problemas divididos em dois capítulos onde em cada um será apresentado um problema e o método numérico adotado para sua resolução.
2. CAPÍTULO 1 2.1 - PROBLEMA 01:
O monóxido de carbono (CO) é um gás derivado da