Experimento Pendulo
O pêndulo físico é uma das representações de movimento periódico e oscilatório com trajetória curvilínea, em que há uma força de tração atuante sobre um corpo responsável por provocar o movimento. A análise do pêndulo físico é quase idêntica à análise do pêndulo simples, diferindo apenas na distribuição da massa, que se caracteriza por ser uma haste rígida de massa m uniformemente distribuída. Além disso, ele não oscila caso o ponto físico for o centro de massa, h=0, podendo então afirmar que para pequenos valores de (amplitude de movimento), a oscilação é, aproximadamente, um MHS.
II – Objetivos
Este experimento objetivou determinar, para pequenas amplitudes de oscilação, o período de um pêndulo físico. É possível determinar teoricamente o valor do período desse pêndulo através da massa m, da distância entre o eixo de rotação e o centro de massa h e o momento de inercia do centro de massa I. Tendo em vista isso, compara-se o valor teórico com o valor obtido experimentalmente. O experimento também objetivou comparar os valores de um pêndulo físico com os valores de um pendulo simples equivalente.
III – Fundamentação Teórica
O pêndulo físico, ou pêndulo composto, é qualquer sistema suspenso por um ponto O, que pode girar em torno de um eixo horizontal que passa por este ponto. E ao contrario do pêndulo simples, um pêndulo físico, tem uma distribuição uniforme da massa. Existe apenas uma diferença importante entre um pêndulo físico arbitrário e um pêndulo simples. No caso do pêndulo físico, o braço de alavanca da componente restauradora da força gravitacional é h e não o comprimento L do fio. Sob todos os outros aspectos, a análise do pêndulo físico é idêntica à análise do pêndulo simples. Assim para pequenos valores de , o movimento é, aproximadamente, um MHS.
Como no pêndulo simples, I é o momento de inércia do pêndulo em relação ao ponto O. Embora I não seja mais igual a mL² (pois depende da forma do pêndulo físico), ainda é