pendulo experimento
Experimento 3
Data da Realização das aulas de laboratório:
1ª aula prática – 10/09/2013;
2ª aula prática – 17/09/2013.
Componentes do grupo 2 da turma F presentes na aula de laboratório:
Julio
Juliana
Rodrigo
Título: Pêndulo Simples e Pêndulo Físico
Objetivo: Observar e analisar o movimento oscilatório de um pêndulo real, e em que pontos este se diferencia de um pêndulo teórico (simples) ou não (para quais situações pode-se aproximar o real para o teórico). Analisar equações e variáveis relativas ao movimento pendular.
Introdução teórica Análise de Pêndulo Simples Neste experimento, busca-se analisar o movimento pendular e sua relação com o MHS (Movimento Harmônico Simples). Para isso, toma-se as componentes vetoriais de forças presentes em um pêndulo simples:
fig. 1
Um pêndulo simples é formado por um fio que segura uma única massa uniforme, e onde o fio é inextensível e sua massa pode ser desprezada. Sendo assim, temos que a força resultante atuando nesse fio é igual a:
F = - P . senθ, (1)
na qual o sinal negativo indica uma força restituidora, na direção aposta ao movimento. Para um movimento harmônico de força restituidora genérica F = - k. x, em que k é a constante elástica e x é o deslocamento ou elongação, percebe-se uma relação de proporcionalidade linear entre as variáveis F e x. Pode-se notar através da equação dada para o pêndulo que essa força, nesse caso, não varia proporcionalmente à elongação (deslocamento do arco da bolinha), mas sim ao seno dessa medida. Sendo assim, o movimento aqui estudado não caracteriza um MHS. Porém, para ângulos pequenos