Experimento de pendulo simples
Instituto de Ciências Tecnológicas e exatas
Alex Agostinho da Silva
Mateus Macêdo Tavares
Renato Oliveira Argondizzi
Valdir Heck Júnior
Experimento Nº 1
Rubens
Laboratório de Física
Uberaba- MG
21/01//2014
Sumário
1. Introdução
Um pêndulo simplespode ser caracterizado como um sistema físico composto por um objeto de massa pontual suspensa e por um fio cuja massa é desprezível. A extremidade oposta à do objeto é presa em um ponto fixo e θ representa o deslocamento angular (ângulo formado pelo fio e pela direção vertical). Afastando-se o pêndulo de um ângulo θ qualquer e abandonando-o, verifica-se que ele irá oscilar, voltando periodicamente ao ângulo inicial. O tempo gasto para uma oscilação completa denomina-se período, e este não depende da massa do objeto pendurado ao fio.
Neste experimento, o pêndulo não é ideal, pois o objeto não possui massa pontual e o fio não possui massa desprezível, além de levarmos em consideração θ como um ângulo pequeno. Com isso, podemos inferir que o movimento de um pêndulo se aproxima do movimento harmônico simples para deslocamentos angulares pequenos. Assim,temos para a fórmula do período:
T = 2π√(L/g)
(para pequenas oscilações)
Desta maneira, o corpo estudado para a realização desta experiência, possui dimensões pequenas comparadas ao comprimento do fio, fazendo-se com que o experimento se aproxime ao máximo de um pêndulo simples.
Como θ é um ângulo pequeno e o movimento do pêndulo simples não depende de sua massa, foi possível determinar a aceleração da gravidadepela fórmula do período elevando-se ambos os lados da equação ao quadrado e isolando-se g, assim: g = 4π²L/T²
Onde:
g: é a aceleração da gravidade
L: é o comprimento do pêndulo simples
T: é o período para pequenas amplitudes de oscilações
2. Objetivo
Determinar a aceleração gravitacional por meio de um pendulo simples.
3. Parte experimental
3.1 Materiais