Experimento do pêndulo simples
Medição do Período de Oscilação do Pêndulo Simples.
2) Resumo:
Foram realizadas 48 observações do período de oscilação do pêndulo simples. Estimulou-se o valor médio e o valor do desvio padrão experimental das 48 observações. Elaborou-se a Tabela de Frequências. O histograma foi traçado. Calculou-se os níveis de confiança. A gaussiana foi traçada sobre o histograma. Analisou-se se os dados podem ser representados por uma distribuição gaussiana.
3) Introdução:
Foi realizada uma série de 48 observações do período do pêndulo simples.
O esquema do pêndulo simples está mostrado na figura 1. L corresponde ao comprimento, m a massa e θ ao ângulo de oscilação, do Pêndulo.
Figura 1: Desenho esquemático de um pêndulo simples.
O período do pêndulo simples corresponde ao intervalo de tempo de ida e volta da massa pendular.
O valor mais estimado do período foi estimado calculando-se o valor médio. A dispersão dos dados foi quantificada através do desvio padrão experimental.
Para avaliar o comportamento dos dados foi elaborada uma Tabela de Frequências e foram calculados os níveis de confiança. A partir da Tabela de Frequências traçou-se o histograma. A visualização gráfica é importante para analisar qualitativamente se os dados seguem uma distribuição gaussiana.
Os valores da gaussiana foram calculados para o valor médio e para os intervalos de confiança ± 1,0; ± 2,0 e ± 3,0.
A partir deste tratamento estético dos dados, estimou-se o valor do período de oscilação do pêndulo simples.
4) Metodologia Experimental:
Foram realizadas 48 observações do tempo de oscilação com um cronômetro de resolução 0,01s. O aparato experimental está mostrado na figura 2.
AQUI FIGURA 2
Figura 2: aparato experimental para realizar a medição do período do pêndulo.
Para minimizar erros sistemáticos de acionamento e parada do cronômetro foi medido o período de 10 oscilações. Este valor foi dividido por 10 para resultar no período de uma oscilação.
As