amostra de estagio
Olá! Sejam bem-vindos a nossa WEB Aula! Caro aluno, temos neste momento um tempo de reflexão sobre o Estágio Obrigatório II. Nosso objetivo é possibilitar uma leitura unindo teoria e prática sobre o trabalho realizado em instituições que atendem a Educação Infantil II. O Estágio Obrigatório no 6º semestre possibilita ao acadêmico observar e participar das atividades em espaços educativos, ligados à Educação Infantil. Momento em que é proposto relacionar a teoria com práticas voltadas à efetivação da DOCÊNCIA em instituições que atendem a criança de 0 a 05 anos.
Palavras Chave: Estágio, Educação Infantil, Práticas. Consideramos importante refletir sobre o período de Estágio como tempo de pesquisa, de observação, que também orienta a formação do professor. A instituição que acolhe e atende as crianças em seus primeiros anos de vida, nos dá a possibilidade de lapidar o “olhar pesquisador”. O ambiente favorece o pensar sobre aquilo que o professor faz, como ele faz, para quem faz, por que ele faz e onde ele faz.
Muitos alunos, durante o período de Estágio, argumentam não ser necessário realizá-lo, em todas suas etapas quando já possuem experiência na área. Outros dizem que: “Teoria é completamente diferente da prática”.
Bem sabemos que o período de Estágio é o tempo no qual a teoria estudada em sala de aula se materializa na prática. Dessa relação entre teoria e prática é que surge a possibilidade de ir se construindo o senso crítico das práticas pedagógicas.
“Estágio: tempo de conhecer-se, conhecer o outro e relacionar-se com ele.”
“É fundamental que nos cursos de formação de professores o estágio seja uma disciplina valorizada e tenha reconhecida sua importância para formação profissional”.
Estágio Obrigatório II:
“A docência na Educação Infantil”
A Disciplina Estágio Supervisionado II, busca auxiliar o acadêmico de Pedagogia a caracterizar, observar e diagnosticar situações no