Rugosimetro
20 Representação de rugosidade xistem vários tipos de superfície de peças. Qual o melhor meio para identificar rapidamente cada um desses tipos e o estado das superfícies? Essa questão foi resolvida com símbolos convencionados, representados por desenhos técnicos. Vamos conhecer essa simbologia?
20
A
E
Um problema
Simbologia: Norma ABNT - NBR 8404/1984
A Norma ABNT - NBR 8404 fixa os símbolos e indicações complementares para a identificação do estado de superfície em desenhos técnicos.
QUADRO
SÍMBOLO
1: SÍMBOLO SEM INDICAÇÃO
SIGNIFICADO
Símbolo básico; só pode ser usado quando seu significado for complementado por uma indicação. Caracteriza uma superfície usinada, sem mais detalhes. Caracteriza uma superfície na qual a remoção de material não é permitida e indica que a superfície deve permanecer no estado resultante de um processo de fabricação anterior, mesmo se ela tiver sido obtida por usinagem.
QUADRO 2: SÍMBOLOS COM INDICAÇÃO DA CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DA RUGOSIDADE, RA
SÍMBOLO
facultativa
A remoção do material é: exigida não permitida
SIGNIFICADO
Superfície com rugosidade de valor máximo Ra = 3,2 mm. Superfície com rugosidade de valor máximo Ra= 6,3 mm e mínimo Ra = 1,6 mm.
A U L A
QUADRO
SÍMBOLO
fresar
3:
SÍMBOLOS COM INDICAÇÕES COMPLEMENTARES
SIGNIFICADO
20
Processo de fabricação: fresar.
Comprimento de amostragem cut off = 2,5 mm.
Direção das estrias:
perpendicular ao plano; projeção da vista.
Sobremetal para usinagem = 2mm. Indicação (entre parênteses) de um outro parâmetro de rugosidade diferente de Ra, por exemplo, Rt = 0,4 mm.
Esses símbolos podem ser combinados entre si, ou utilizados em combinação com os símbolos que tenham a indicação da característica principal da rugosidade Ra.
QUADRO
SÍMBOLO
4: SÍMBOLOS PARA INDICAÇÕES SIMPLIFICADAS
SIGNIFICADO
Uma indicação complementar explica o significado do símbolo. Uma indicação complementar explica o