Rugosimetro
FABRICAÇÃO MECANICA E METROLOGIA APLICADA
Nomes:
Luiz Guilherme Marrega RA B759518
Cristiane de Oliveira Serrano
Marilda Barbosa Grossi T177715
]
Rugosimetro
Introdução
O rugosímetro é um aparelho eletrônico amplamente empregado na indústria para verificação de superfície de peças e ferramentas (rugosidade). Ele assegura um alto padrão de qualidade nas medições, sendo assim muito utilizado e de suma importância em laboratórios de medições e em linhas de produção.
Inicialmente, ele era destinado apenas à avaliação da rugosidade ou textura primária. Com o passar do tempo, o rugosímetro, evoluiu e apareceram critérios para a avaliação da textura secundária, que no caso é a ondulação.
Durante os processos de fabricação mecânica, podemos perceber inúmeras variações nos acabamentos das superfícies de peças produzidas por diferentes máquinas. Tais variações se apresentam em formas de sulcos ou marcas, ocasionadas acima de tudo, pelas ferramentas utilizadas em cada maquinário.
O que é rugosidade?
É o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrônicos. A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos.
Ela influi na:
Qualidade de deslizamento Resistência ao desgaste
Possibilidade de ajuste do acoplamento
Resistência oferecida pela superfície ao escoamento de fluidos e lubrificantes
Qualidade da aderência que a estrutura oferece as camadasprotetoras
Resistência a corrosão e a fadiga
Vedação
Cientes de que a rugosidade das superfícies é de suma importância ao bom funcionamento do produto final, são utilizados instrumentos de medida da rugosidade, denominados rugosímetros, os quais nos asseguram a qualidade desejada da superfície em questão. Esses aparelhos combinados a padrões de rugosidade são ferramentas excepcionais, devido a sua praticidade e versatilidade. Microscopicamente, as