Rugosimetro
INTRODUÇÃO
O rugosímetro é um aparelho eletrônico amplamente empregado na indústria para verificação de superfície de peças e ferramentas (rugosidade). Ele assegura um alto padrão de qualidade nas medições, sendo assim muito utilizado e de suma importância em laboratórios de medições e em linhas de produção.
Inicialmente, ele era destinado apenas à avaliação da rugosidade ou textura primária. Com o passar do tempo, o rugosímetro, evoluiu e apareceram critérios para a avaliação da textura secundária, que no caso é a ondulação.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Rugosímetros de forma geral, como dito na introdução, são aparelhos eletrônicos destinados à avaliação de rugosidades e de ondulações de peças.
Ele é composto das seguintes partes: apalpador, unidade de acionamento, amplificador e registrador. O apalpador é o responsável por levar os sinais da agulha “apalpadora” até o amplificador. O amplificador contém a parte eletrônica principal, que possui um indicador de leitura, este qual amplia os sinais da agulha e calcula em função do parâmetro escolhido. A unidade de acionamento desloca o apalpador, sendo responsável por deslocá-lo a uma velocidade constante e a uma distância desejada. E por fim, o registrador fornece a reprodução em papel do corte efetivo a ser analisado.
Existe uma inúmera diversidade de rugosímetros, e cada um com uma característica mais avançada do que o outro. Em geral, as principais características que variam de um rugosímetro para outro, a fim de obter uma maior eficiência são: parâmetros, faixa de medição, memória, velocidade de medição, ampliação máxima, display, precisão, temperatura de operação e tipo de