RSS e seus dialetos
A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:
Rich Site Summary (RSS 0.91)
RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
Really Simple Syndication (RSS 2.0)
A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem
"feeds" RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.
Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.
A princípio e até hoje em alguns sites o ícone adotado para o formato RSS é juntamente do indicativo de XML
. Mas o ícone mais famoso que representa o RSS foi adotado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft para a mais recente versão de seu navegador, o Internet Explorer 7.
Posteriormente o Flock, navegador baseado no Firefox ainda em desenvolvimento, também adotou o ícone. Ajudando a promover o RSS para os utilizadores o site Feed Icons distribui gratuitamente o ícone em diversos formatos para inserção em websites.
Índice
[esconder]
1 Uso
2 Como funciona
3 Funcionamento e atualização
4 Leitores de RSS
5 Agregadores
o
5.1 Agregadores via browser
6 Agregadores via sites
7 Ver também
8 Ligações externas
Uso[editar | editar código-fonte]
O RSS é amplamente utilizado pela comunidade dos blogs para