O JOGO DO OSSO RESUMO
CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
O JOGO DO OSSO
DIALETO
EDUARDA DE LIMA PEREIRA
GREICE CAROLINE SANTELLANO
JOÃO GABRIEL KAPPEL ADAM
JOÃO PEDRO VIEIRA GROTH
TAQUARA
2015
EDUARDA DE LIMA PEREIRA
GREICE CAROLINE SANTELLANO
JOÃO GABRIEL KAPPEL ADAM
JOÃO PEDRO VIEIRA GROTH
O JOGO DO OSSO
DIALETO
Trabalho do Curso de Técnico em
Química do CIMOL - Escola Técnica
Estadual Monteiro Lobato, Taquara-RS, disciplina de Língua Portuguesa sob orientação do Professor Juarez Copello.
TAQUARA
2015
O narrador diz que já viu apostar-se uma mulher no Jogo do Osso e então descreve como seria a vendola do Arranhão, que é onde o conto se passa. Uma noite, o narrador começa a contar, Seu Alarifaço (o dono da venda) havia programado uma corrida de cavalos, mas desabou a chover. Após a chuva passar, começou o Jogo do Osso, que era de sorte e azar. Então dois homens decidiram apostar no tal jogo, mas o Ruivo sempre tirava “Culo” (perdia), e o outro tirava
“Suerte” (ganhava).
O azarado, após perder até o seu cavalo, sem mais nada para jogar, decide apostar a sua esposa, em troca do cavalo do seu adversário. Mas ambos tiram suerte, e então houve outra rodada, e Chico jogou novamente e deu Culo, Osoro tirou suerte. E assim ele ganhou a Lalica.
Ao anoitecer, o perdedor teve que contar à sua mulher o que havia feito.
Quando começou a tocar músicas no local, o vencedor puxou a prenda pela cintura e começou a dançar, ela fez provocações ao marido, que já ia perdendo a calma.
Enquanto dançavam, Lalica deu um beijo em Osoro e o Chico com muita raiva, puxou o talho e atravessou o coração de seu concorrente e de sua mulher. Logo depois, Chico pegou o cavalo de Osoro e fugiu.
Gostamos do conto, pois ele foge do comum, as coisas não são tão boas no final para o sortudo, porém, o conto trata a mulher como objeto, e isso não é algo que se preze.