disfunções temporo mandibulares
Músculo da Articulação Temporo Mandibular
SUMÁRIO
1. Definição -------------------------------------------------------------------------
2. Função no Corpo Humano--------------------------------------------------
3. Componentes--------------------------------------------------------------------
4. Anatomia da Estruturas------------------------------------------------------
RESUMO
Quatro pares de músculos estão envolvidos na ATM (Articulação Temporo Mandibular), dos quais são: o temporal, largo músculo em forma de leque, que passa abaixo do arco zigomático da face, com origem na fossa temporal. O quadrangular masseter que se origina no arco zigomático. Ambos os músculos servem para fechar a mandíbula. Estes músculos podem ser sentidos quando estão fortemente apertados. Os outros dois pares de músculos são: os pterigoideo medial, com origem na face medial da lâmina lateral do processo pterigóide do osso esfenóide e tuberosidade da maxila, e o pterigoideo lateral que tem origem na face lateral da lâmina lateral do processo pterigóide do osso esfenóide e asa maior do esfenóide. Eles movimentam a mandíbula para os lados de movimento de ranger os dentes bem como ajudam na abertura e fechamento da boca.
1. DEFINIÇÃO
São considerados quatro os músculos pertencentes ao grupo da mastigação: três elevadores (masseter, temporal e pterigóideo medial), e um protrusor da mandíbula (pterigóideo lateral). Dois são superficiais e de fácil palpação (masseter e temporal) e os outros dois são profundos (pterigóideo lateral e medial), todos eles ligam a mandíbula ao crânio, isto é, tomam origem no crânio (ponto fixo), e inserem-se na mandíbula (ponto móvel).
Atuam em grupo, muito mais do que individualmente, e movimentam a mandíbula em todos os planos e direções, tendo como fulcro a