Preservação ambiental
Vitor Paulo de Freitas Cruz
Prof. Paula Silveira Periotto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas (BID 3011) – Módulo 4
11/09/11
RESUMO
Este tema introduz um estudo descritivo dos métodos didáticos em forma de entretenimento que visam um aprendizado melhor e mais rápido com relação ao conhecimento do esqueleto humano. A metodologia usada revela uma intrínseca relação entre os jogos e o aprendizado, prática que pode ser aplicada à assimilação de outras matérias.
Palavras-chave: Métodos didáticos. Melhor aprendizado. Esqueleto.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade o aprendizado com mais facilidade nos primeiros anos do ensino fundamental, época em que a concentração é muito importante para os jovens nesta faixa etária. Os alunos têm muita dificuldade em prestar atenção na matéria dada pelo professor; isto dificulta o aprendizado. O esqueleto humano é a parte mais importante de sustentação de nosso corpo. As articulações, os sistemas de amortecedores de nossa coluna vertebral, as cartilagens e a complexidade de cada osso que compõe nosso esqueleto mostram que somos únicos como espécie. Além de tudo isso, o esqueleto humano protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele pode ser dividido em duas partes: (1) Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica; (2) Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pela escápula e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos(da bacia) e o esqueleto dos membros(superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
Com a introdução dos jogos, chama-se mais a atenção dos alunos,que, brincando, acabarão aprendendo.
2ESQUELETO AXIAL
2.1 CAIXA CRANIANA
Possui os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenoide, nasal, lacrimais, malares (“maçãs do rosto” ou