Cultivo do Rabanete
DESCRIÇÃO
Planta herbácea, anual de raíz aprumada, carnuda, comestível de coloração entre o branco e o vermelho e de sabor picante. As folhas dispõem-se em roseta, as flores são brancas e o fruto é uma síliqua.
SEMENTEIRA
Cultivares de todo o ano devem ser semeados no local definitivo entre Fevereiro e Novembro.
CRESCIMENTO
Rápido/Médio.
SOLOS
Cultura adaptável a vários tipos de solo. Prefere solos de textura leve ou média e bem fertilizados. É moderadamente tolerante à acidez do solo.
TEMPERATURA
Cultura de climas temperados, prefere climas frescos e húmidos. Algumas cultivares são sensíveis a geadas e o calor pode prejudicar a qualidade do rabanete.
REGA
Exigente em água. Deve-se manter o solo com um teor de humidade constante, especialmente proximo da maturação para evitar o fendilhamento das raízes.
ADUBAÇÃO
Ex: Adubo 10:12:10. É uma cultura exigente em boro, podendo ser necessário aplicar doses moderadas de borax. PRAGAS E DOENÇAS
A áltica, a mosca da couve, as larvas de noctuídeos, o míldio, a podridão cinzenta e alternariose, são as principais doenças do rabanete.
MULTIPLICAÇÃO
Semente.
COLHEITA
Colher após cerca de 50 dias no Inverno e 30 dias no Verão, verificando se o tamanho da raíz é o ideal para se colher.
PÓS-COLHEITA
As folhas devem-se apresentar com aspecto de produto fresco, com cor verde brilhante. As raízes devem ter a casca com cor uniforme, firme e lisa, sem pontos escuros ou rachaduras. Os rabanetes murcham rapidamente, por isso devem ser mantidos preferencialmente no frigorífico. Remova as folhas antes de armazená-los, pois quando estas são mantidas o produto murcha mais rapidamente. Caso seja preciso lavar os rabanetes antes de armazená-los, seque-os superficialmente com um pano limpo. Ao comprar escolha rabanetes lisos, firmes, sem rachaduras e irregularidades. O rabanete sem folhas, quando conservado no frigorífico, pode permanecer em boas condições até 3 semanas e o rabanete com folhas,