botanica
O rabanete (Raphanus sativus L.), apesar de ser uma cultura de pequena importância em termos de área plantada, é importante em grande número de pequenas propriedades dos cinturões verdes, com grande diversidade de cultivo de hortaliças. Uma característica da cultura de rabanete é poder ser usada como cultura "cash" entre outras de ciclo mais longo, com épocas definidas de plantio, pois, além de ser relativamente rústica, apresenta ciclo muito curto (cerca de 30 dias), com retorno rápido (Minami et al., 1998). E uma planta da família das Brassicaceae, tendo origem na região mediterrânea,sua raiz é tipo caule com coloração vermelha na parte externa e branca na parte interna, com sabor picante.
O rabanete não é uma cultura exigente quanto ao tipo de solo, desde que seja rico em húmus e ligeiramente úmido. O tamanho da raiz do rabanete depende, dentre outros fatores, da fertilidade do solo.( Cecílio Filho et al., 1998).
A maioria dos casos esta hortaliça é cultivada no solo,porém, também pode-se encontrar cultivos do rabanete em diversos tipos de substratos, podendo descobrir diferentes produtividades satisfatórios no desenvolvimento da planta.
Substrato é um material sólido,a maioria das vezes orgânico, natural, que é colocado misturado ou na forma pura, tendo-se em vista o principal objetivo sustentação da parte radicular e da planta.
Com a crescente demanda de produtos ecologicamente produzidos e a preocupação com o ambiente faz com que alternativas como a vermicompostagem e adubação verde sejam buscadas para diminuir os impactos realizados pelo homem, possibilitando menor dependência dos mercados e dessa forma um meio mais correto de exploração dos recursos naturais e proporcionando uma melhor qualidade de vida(VITÓRIA et al., 2003).
Desta forma temos como objetivo avaliar a percentagem de germinação, produtividade, quantidade e teor de nutrientes acumulado em substratos de terra pura de barranco,esterco de vaca curtido,palha de café