O Guarani
Aluno: Guilherme F. Moretão Turma: 201
TRABALHO DE PORTUGUÊS
INTRODUÇÃO
O livro conta a história de um fidalgo português (D. Antônio de Mariz), que tinha uma filha, Cecília, a qual teve um romance com um índio chamado Peri.
DESENVOLVIMENTO
Em meados do século XVII, Portugal ainda tinham conflitos na América. No Brasil, um fidalgo, D. Antônio de Mariz, um nobre poderoso, morava em uma colônia e tinha uma filha jovem e bela, Cecília que possuía um namorado um tanto frio, Álvaro que é namorado de Isabel que é irmã adotiva de Ceci. Na fazenda havia ainda um leal defensor de D. Antônio, Aires Gomes, um índio que defendia Cecília, e um aventureiro que queria destruir a família e a vida de D. Antônio, Loredano era um homem mau. A região da casa do D. Antônio, era cercada de índios Aimorés, os índios tinham aspereza por D. Antônio, que se culminaram com a morte de um índio, pelo filho Diogo. Um grande conflito começa e logo os aimorés começam a ganhar o conflito. Desesperado, o índio Peri, tenta uma solução: se matar tomando veneno, assim os índios canibais ao se alimentarem, ingeririam veneno e morreriam também.
Isabel que estava na floresta, avisa Ceci, que Peri estava quase morrendo, mas Peri vê que não adiantaria se suicidar e vai a floresta em busca de uma erva que servisse de antídoto. O conflito é vencido pelos aimorés e Álvaro é morto em conflito, Isabel apavorada se suicida e morre junto com Álvaro, D. Antônio é preso e condenado, e Peri e Ceci que havia bebido muito vinho fogem por um abismo até um rio e fogem de canoa enfrentando uma grande tempestade. Quando Ceci acorda, Peri lhe conta que seu pai está morto, e os dois vão morar na