(Livro Baxter)
1- Temática: Que o tema central sobre o qual é tratado; assunto principal.
2- Temática: Explanação ou parte de determinado assunto
Princípios do Estilo
(Estilo De Um Produto) Este estudo deseja demonstrar a importância do estilo de um produto. A qualidade inicial começa com o contato visual, sua forma pode ser feia ou grosseira, de tal forma que pode ser transformada em algo belo que pode ser admirado por todos que o visualizam. Vemos que hoje em toda a sociedade, o produto não necessariamente precisa ter alterações técnicas para agregar valor, e sim que o estilo pode influenciar e adicionar valor. A simplicidade visual também é um forte aspecto do estilo de um produto, seguindo as leis de Gestalt, os produtos devem ser simétricos e ter uma linha simples, similar às figuras geométricas, assim conduzindo ao design minimalista.
“Eu acredito que as coisas mais simples são as melhores que aquelas vistosas e complicadas, porque elas são mais agradáveis” (CONRAN; TERENCE, 1985).
Os diferentes estilos de produtos passam por diferentes aspectos, como os determinantes sociais, culturais e comerciais, um produto deve chamar a atenção do consumidor, para chegar a tal ponto, um produto pode ser analisado e estudado de diferentes formas, começando pela percepção visual, pode se aprofundar com cálculos, exemplo da série de Fibonnaci que usa uma série matemática para chegar a cálculos específicos e proporções perfeitas (Seção Áurea). Também pode se estudar a Atração Bissociativa, que foi inventada por Arthur Koestler, que nada mais é que uma forma de descrever a natureza do humor, incorporando nos produtos. As resultantes da bissociação podem ser o excêntrico, pode aflorar o bom humor dos que visualizam, como também podem chocar e ao mesmo tempo chamar atenção, mas como em todos os caminhos da criação de um designer, ele necessita de percepção, suficiente para não transformar um produto em algo de mau gosto ou até ridículo.
REFERÊNCIAS
BAXTER,