Pastor aprovado
Resenha do livro: O pastor Aprovado
Aluno: Silva Ferreira*
BAXTER, Richard. The Reformed Pastor, O pastor aprovado. Resumido e Editado por James M. Houston. 3.ed. São Paulo: PES Publicações Evangélicas Selecionadas. 2003. 231p.
Richard Baxter, nasceu 1615, não estudou em famosas universidades, foi um auditada se tornando um homem de um excepcional conhecimento. Foi ordenado diácono em 1638, trabalhou como preletor e co-pastor em Kiddmermister, serviu como capelão no Exercito do Parlamento até 1647. Suas principais obras escritas são: O Descanso Eterno dos Santos, A Vida Divina, Um Tratado Sobre a Conversão, Apelo aos não Convertidos, Agora ou Nunca, Direções e Persuasões para uma Conversão Segura, Direções para Crentes Fracos e Desanimados, O Caráter de Um Crente Seguro, Pensamentos à Beira da Morte.
Após os membros da Associação de Worcester, a fraternidade de clérigos se comprometerem em adotar os métodos de catequese paroquial e sistemática de Baxter, eles estabelecem um dia de jejum oração para buscarem a bênção do Senhor, sobre este empreendimento. Pediram a Baxter para que pregasse nesse dia. Mas quando chegou o grande dia ele estava muito doente e não pode comparecer ao compromisso. Com isso em 1656 publica o material que havia preparado para falar nesse dia, intitulando O Pastor Aprovado.
A obra apartir daí se torna um grande clássico em todas as épocas, por se torna um modelo de ministério e crescimento pessoal. Baxter divide a obra em 03 aspectos fundamentais para serem avaliados numa vida ministerial. Primeiro exame de nossas vidas pessoais, segundo velando pelo rebanho e por último ele relata algumas diretrizes para a preservação do rebanho.
No primeiro aspecto Exame de Nossas Vidas Pessoais, Baxter faz uma introdução para os pastores e leigos mostrando os problemas e dificuldades encontrados tanto na vida de um pastor como na vida daqueles que pretendem a seguir o ministério. A importância do caráter