Modernização
Nos últimos anos, diante de pressões competitivas crescentes, os executivos têm procurado modernizar suas empresas. O desafio da modernização trouxe novos elementos ao objetivo clássico de qualquer negócio: aumentar o valor da empresa para os acionistas. Por sua vez, a própria criação de valor tornou-se uma preocupação central não somente para os altos executivos, mas também para todos os outros membros da organização, envolvendo desde os processos operacionais e de atendimento ao cliente até os processos de tomada de decisões empresariais.
.
Ritmo
Conseqüentemente, a remuneração dos profissionais, um elemento fundamental que influencia a motivação e o comprometimento, precisa acompanhar o ritmo da mudança. É necessário que o desenho e a administração do sistema de remuneração incorporem a perspectiva estratégica.
Decisão estratégica
No processo de desenvolvimento de um sistema de remuneração estratégica, a escolha das formas adequadas de remuneração é um dos passos mais importantes, pois representa uma decisão que orientará todo o desdobramento operacional do gerenciamento de recompensas e sua combinação com a estratégia, a estrutura e o estilo gerencial da empresa.
Acompanhe a seguir uma análise simplificada da aplicabilidade das formas de remuneração a diferentes contextos organizacionais:
Remuneração Funcional
Estrutura burocratizada/hierarquizada, sem perspectivas de alteração a curto ou médio prazo.
Foco em áreas funcionais, cargos e funções.
Sentido de carreira tipicamente vertical.
Adaptável a empresas que contam com gestores que não se sentem confortáveis para avaliar competências, principalmente aquelas subjetivas.
Adaptável a situações em que inexistem banco de dados e histórico que contemplem as capacitações, as experiências e os conhecimentos dos profissionais.
Geralmente as faixas salariais são mais estreitas.
Geralmente as movimentações salariais são efetivadas por mérito, pelo reconhecimento de