modernizacao portos
O objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória e evolução dos portos brasileiros.
O transporte marítimo é um importante elemento de desenvolvimento para um país, pois viabiliza comércios e torna as trocas mais rentáveis. A navegação marítima é grande responsável pelo atual modelo globalizado de negócios, e os portos são o ponto de encontro de um país com o mercado internacional. A movimentação por via marítima é ainda mais eficiente para o transporte de grandes volumes a longas distâncias.
O Brasil, com um extenso litoral e como um dos principais fornecedores de matéria-prima do mundo, faz uso desse modal em larga escala, e vem aumentando suas relações comerciais com o exterior. Somente em 2011, mais de 80% da corrente de comércio brasileira passou pelos portos do país, o que totalizou cerca de US$ 387 bilhões e 653 bilhões de toneladas transportadas.
Apesar das mudanças ocorridas nos últimos anos, os portos ainda são um dos principais gargalos do transporte no país. É preciso ampliar os investimentos e modernizar e melhorar tanto a infraestrutura quanto os trâmites nos portos brasileiros. Portos mais eficientes dinamizam as cadeias produtivas e permitem maior competitividade dos nossos produtos no mercado internacional.
Preocupada com o constante aperfeiçoamento do transporte marítimo e ciente da carência de estudos nessa área, a Confederação Nacional do Transporte realiza a 3ª edição da Pesquisa CNT do Transporte Marítimo. Esse levantamento identifica informações prioritárias do setor e fundamentais ao seu desenvolvimento. Desejamos, com esta pesquisa, promover novas discussões e debates acerca do tema, fortalecer a navegação marítima e, dessa forma, contribuir positivamente