Modernização
Os pensamentos políticos já eram discutidos desde a antiguidade, mas só nos séculos XVIII e XIX q a discussão se intensificou. As três principais ideologias foram o Conservadorismo, Positivismo e Socialismo.
O Conservadorismo, por exemplo, é uma corrente de pensamento política surgida na Inglaterra, pelo político Whig Edmund Burke. É uma tendência política que se caracteriza pela deliberação de manter inalterada a ordem econômica, social e política vigente. O conservador entende que os costumes, herdados das gerações passadas, passaram pelo teste de tempo: são o resultado de séculos de tentativa, reflexão e sacrifício. Adotando prudência diante das mudanças radicais.
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores foram Augusto Comte e John Stuart. Os positivistas não viam nenhum progresso em uma sociedade urbanizada e industrializada. Lastimavam o enfraquecimento da religião e da família. Consideravam a sociedade moderna dominada pelo caos social, pela anarquia e pela desorganização social. Por isso, eram preocupados com a ordem, além de enfatizarem a importância da hierarquia, da autoridade, da tradição e dos valores morais para a conservação da vida social.
O Socialismo é um sistema político-econômico criado para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. O sistema socialista se baseia no desejo de justiça e de liberdade, de forma inclusiva. Muitos socialistas criticam o capitalismo, pois concentram injustamente a riqueza e o poder nas mãos de poucos que controlam a sociedade.