Botânica
A botânica é o estudo mais profundo das plantas, englobando a sua fisiologia, morfologia, ecologia, metabolismo, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição e muitos outros aspectos que envolvem essa parte da natureza. Essa ciência recebeu reconhecimento no ano de 1979, juntamente com os cursos de biologia.
Plantas são todos os organismos que possuem plastídeos dispersos no citoplasma, adquiridos em endossimbiose primária, e amido como substância de reserva. São divididas em dois grupos: as algas, que não possuem tecidos verdadeiros nem embrião, e as embriófitas, que são seres vivos fotossintetizantes que possuem embriões multicelulares envolvidos por material materno e estágio sexuado em alguma parte do seu ciclo de vida.
Além de ser a principal fonte de alimentação para os seres vivos, as plantas fornecem fibras para vestuários, a madeira serve para a parte mobiliária, abrigo para animais, papel para livros, temperos, remédios e o mais importante é o oxigênio que respiramos. Dessa forma, somos totalmente dependentes das plantas, e com o estudo avançado nessas áreas é possível garantir o melhor entendimento da natureza de toda a vida.
A botânica aplicada tem como objetivo desenvolver técnicas que podem ser empregadas na resolução de problemas práticos relacionados aos vegetais. Entre as disciplinas incluem-se a agronomia, silvicultura, pomicultura, floricultura, horticultura, virologia e a bacteriologia. O desenvolvimento das diversas disciplinas da botânica seguiu um caminho paralelo ao das demais ciências biológicas. O emprego de técnicas progressivamente mais apuradas permitiu o estudo aprofundado das estruturas vegetais, assim como dos processos químicos e físicos que nelas existem. Um exemplo foi o conhecimento das reações que se produzem na fotossíntese, fenômeno essencial para a vida.
Histologia Vegetal
A organização do corpo dos vegetais é bem diferente da organização do corpo dos animais. A maior parte dessas