Elementos de química geral
Procedimento:
2.1. Solução Supersaturada
a) Dissolver, em um tubo de ensaio, 1g de acetato de sódio anidro, CH3COONa, ou 1,5g de acetato de sódio hidratado, CH3COONa.3H2O, em cerca de 0,5mL de água. Aquecer até a solubilização total. Resfriar o tubo sem agitar e, em seguida, adicionar um pequeno cristal de acetato de sódio e observar. Explicar o ocorrido.
b) Solubilizar novamente o acetato de sódio por aquecimento e resfriá-lo sem agitação. Atritar, com um bastão de vidro, as paredes internas do tubo e observar, comparando com os resultados do item anterior.
c) Verifique, em um manual de laboratório, as propriedades físicas do acetato de sódio e, em especial, a sua solubilidade em água a diferentes temperaturas.
2.2. Calor de dissolução
O processo de dissolução pode ser acompanhado de liberação de calor (exotérmico) ou de um resfriamento devido à absorção de calor (endotérmico).
a) Em um tubo de ensaio, contendo cerca de 1 ml de água, adicione 1-3 gotas de H2SO4 18M. Ocorre um aquecimento ou resfriamento da solução? Este processo é endo ou exotérmico?
b) Em um tubo de ensaio, com cerca de 1mL de água, adicione alguns cristais de cloreto de amônio, NH4Cl. Qual o efeito térmico observado?
2.3. Influência da temperatura na solubilidade
a) Em um tubo de ensaio, com cerca de 1 mL de água, adicione 1,5 g de nitrato de potássio, KNO3. Dissolva todo o sal por aquecimento e deixe a solução esfriar. Quando a solução estiver fria, observe e justifique o que ocorreu.
b) Aquecer, no tubo de ensaio, cerca de 1mL de solução saturada de acetato de cálcio, Ca(CH3COO)2. Observe o que ocorre. Esfrie o tubo de ensaio e observe novamente.
c) Verifique, em um manual de laboratório, as solubilidades dos sais.
2.4. Líquidos miscíveis e imiscíveis
a) Em um tubo de ensaio, misture 0,5mL de água com 0,5mL de etanol. Ocorre separação de fases? Explicar.
b) Agitar cerca de 1mL de água com