“O trabalho e a obra de frederick wislow taylor”
Frederick Winslow Taylor, nascido nos Estados Unidos, tornou-se a personalidade que mais influenciou os estudos da administração. De família de princípios rígidos, foi o primeiro a estudar a racionalização e a eficiência no trabalho, nas quais o ser humano era desconsiderado. Taylor criou quatro princípios a fim de solucionar alguns problemas de gerência despreparada, de trabalhadores desqualificados, de controle e incentivos:
Princípio do Planejamento: Substituir os métodos empíricos por métodos científicos e testados.
Princípio da Seleção: Como o próprio nome diz, seleciona os trabalhadores para suas melhores aptidões e para isso são treinados e preparados para cada cargo.
Princípio de Controle: Supervisão feita por um superior para verificar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido.
Princípio de Execução: Para que seja o mais disciplinado possível, deve existir uma organização no sistema e distribuições de responsabilidades.
Como vimos, segundo o método Taylor, o trabalho é decidido, planejado, imposto e controlado por um quadro de profissionais. O trabalhador apenas executa a tarefa sem poder exercer sua criatividade, capacidade crítica e raciocínio.
Independente de todas as críticas, os estudos de Taylor, buscavam constantemente a produtividade com a máxima eficiência. Atualmente o modelo taylorista contribui para o crescimento de algumas empresas, sejam elas, produtivas ou não.
REFERÊNCIAS:
CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração - O Essencial em Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Atlas, 2006. 408 p.
PROETTI, Sidney. A evolução da administração e a motivação no ambiente de trabalho. São Paulo: Edicon, 2005. 158p.
UHLMANN,
Gunter
Wilhelm.
Administração
das
teorias
administrativas
à
Administração aplicada e contemporânea. São Paulo: FTD, 1997. 305p. RAGO, Luzia Margareth; MOREIRA, Eduardo F.P. O que é