Administração cientifica
Alagoinhas, junho de 2014
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos- CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI, como pré-requisito parcial de avaliação.
Sob orientação do professor tutor externo: Ivan Gomes Soares.
Alagoinhas, junho de 2014
RESUMO
A administração cientifica tem um papel importantíssimo na formação do que conhecemos hoje como administração. A aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais foi um método que aumentou a eficiência industrial. Frederick Wislow Taylor é considerado o pai da administração cientifica através de seus estudos desenvolveu a teoria conhecida como “Os princípios de administração cientifica”. A teoria de Taylor teve uma grande contribuição para a gestão. Essa teoria beneficiou diretamente trabalhador e empresas que teve aumento na produtividade para atingir o sucesso organizacional. Veremos através deste paper a contribuição da administração cientifica para a administração moderna e a importância para o objetivo organizacional.
Palavras- chave: Administração; Ciência; Organização.
1.0 INTRODUÇÃO
Antes de Taylor desenvolver suas teorias, tudo era feito empiricamente e sem nenhum controle por parte da direção das empresas que em muitos casos, desconhecia o processo de produção. Depois de vários estudos da aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais que conhecemos como administração cientifica ele publicou sua teoria.
Frederick Wislow Taylor é o fundador da administração cientifica em seus estudos se preocupou com as atividades operacionais dos cargos mais baixos, efetivamente sobre questão de produtividade. A substituição do método empírico pelo método cientificamente comprovado beneficiou bastante tanto os trabalhadores quanto as organizações. Taylor teve seus estudos divididos em dois períodos: o primeiro período corresponde a