o que é realidade
“O processo de aprendizagem da realidade é denominado socialização.”
“A socialização pode ser dividida em duas fases: a primária e a secundária.”
“A socialização primária é básica e fundamental, toda e qualquer aprendizagem subseqüente [SECUNDÁRIA] deve se apoiar nesses alicerces construídos na primeira infância.”
É muito comum a gente não parar para fazer uma análise crítica sobre a importância da base e educação familiar. Os primeiros anos de vida são essências para a construção dos princípios e valores de um ser. A boa educação familiar reflete em quase todos os campos na vida de um adulto.
As referidas citações atentam justamente para isso, é a partir da infância que o mundo e a realidade são apresentados e é com base nessa socialização primária (que eu chamo de educação e convício familiar) que basear-se-á todas as outras formas de contato com a sociedades e suas diversas formas de apresentação. Já a socialização secundaria rompe em partes com o âmbito familiar e projeta-se para a vida em sociedade “interiorizamos submundos” exemplo de tal socialização são as relações: no trabalho, na universidade, com os amigos entre outros.
A diferença mais explicita das referidas formas de socialização é que na PRIMARIA nós temos “uma alta dose de afetividade” afinal estamos falando de família sentimento e emoções o que não acontece na SECUNDARIA que se apresenta de forma mais “acional e planificada ... [com sequências lógicas e pedagógicas]’’ muito característico do âmbito educacional com o convívio com os professores!
Gostaria de finalizar minha citação com dois trechos de grande relevância para compreendermos melhor tal diferenciação.
“A socialização secundaria pode ser alvo de abalos e desestrutura tal fato não provoca choques muito sérios no individuo, pois trata-se de conhecimentos(teóricos) pouco coloridos emocionalmente e que podem ser facilmente ser substituídos por outros sem grandes danos.’’ [com adaptações] “Já na