realidade
Aquilo que denominamos externo, nos referimos como sendo externo por termos como eixo central o corpo, e esta "realidade" externa é chamada dentro de um senso comum de realidade objetiva, e aquilo que chamamos de interno é aquilo que acreditamos acontecer dentro do corpo, emoções, pensamentos, sentimentos, que aparentemente não é visível aos "outros", e chamamos dentro deste mesmo senso comum, de realidade subjetiva. A primeira é considera coletiva e a segunda particular.
Basta uma investigação quase que superficial para que seja percebido o fato de que não estamos falando de dois fenômenos, mas de um fenômeno só. Não existe nenhuma realidade objetiva, porque toda a idéia que trazemos do que seria esta realidade objetiva é subjetiva, uma é projeção e extensão da outra, uma influencia a outra, e ambas se intercambiam o tempo todo, ministre uma droga em um indivíduo e todo o mundo externo visto por ele se transforma, modifique as condições presentes no chamado mundo externo e, logo, o chamado mundo interno sofre também transformações. Um é reflexo do outro.
Outro fato que também pode ser notado claramente é que todo este chamado mundo externo e mundo interno, surgem e aparecem para "alguém" e, é visto na mente e através da mente, que por meio do pensamento interpreta as impressões advindas dos sentidos, e dentro de sua limitada visão determina aquilo que chamamos de realidade.
O fato é que nunca sabemos realmente o que temos diante de nós ou dentro de nós. Todo saber é apenas uma